Em passagem pelo Rio Grande do Sul na quinta (14), o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, participou da assinatura do Pacto pelas Boas Práticas Trabalhistas e de Enfrentamento à Concorrência Desleal no Ambiente do Trabalho Terceirizado no Rio Grande do Sul. A cerimônia aconteceu na Assembleia Legislativa, e o documento contou com a adesão de 10 instituições de empresários e trabalhadores em áreas como limpeza, vigilância, telemarketing e telefonia com anuência de órgãos públicos como o Ministério Público do Trabalho, o Ministério Público de Contas e o Governo do Estado.

A Federação dos Trabalhadores no Comércio de Bens e Serviços do RS (FETRACS) foi representada por seu presidente, Paulo Roberto Rocha, que assinou o documento também como representante do SEMAPI. Também foi criada uma Câmara Setorial das terceirizações, cuja primeira reunião ocorre em 21/12, na superintendência do MTE/RS, para avançar nas normativas necessárias para o setor.

O Pacto teve como inspiração acordo celebrado em maio deste ano, na serra gaúcha, após confirmação de trabalho análogo à escravidão no setor vitivinícola. A FETRACS segue atenta aos direitos de trabalhadores e trabalhadoras por ela representados.